novidades

Um Feliz Natal, nas redes sociais

social media

 

As lojas começam a estar cheias de decorações de Natal, promoções especiais, e até os nossos e-mails começam a estar cheios de ofertas especiais.

Com tudo isto, é difícil não sentir o espírito natalício e o mesmo se aplica às redes sociais.

Mesmo que a passes mais tempo em casa, uma simples visita às redes sociais e verás que está tão cheio de alegria natalícia como as lojas lá fora.

Mensagens de Natal, últimas ofertas, as melhores decorações desta época…bem, é a época mais maravilhosa do ano! Ou será? Isso depende se a tua empresa está pronta para competir num mercado digital, onde os utilizadores estão a um clique de distância para se tornarem teus clientes…ou dos teus concorrentes.

Quem trabalha em marketing, compreenderá que por esta altura os canais de comunicação já deviam estar “decorados para o Natal”, quer em publicações orgânicas como em campanhas pagas. Para saberes tudo sobre a criação das de campanhas para esta época, basta clicar aqui (mas lê este primeiro).

Então a questão é: O que podes fazer para iluminar as tuas redes sociais e prepará-los para as festividades? Quais são as melhores práticas a seguir?

Qual a importância das redes sociais para as vendas no Natal?

É muito simples: Os consumidores enlouquecem durante o Natal e especialmente este ano, as compras online serão a opção número 1. Já estão nos seus computadores à procura dos presentes perfeitos, com os números dos seus cartões de crédito memorizados, e à procura de algo que os faça sentir a alegria do Natal.

Cabe-te a ti certificares-te de que eles reparam no que o teu negócio tem para oferecer, não só nos produtos ou serviços, mas também nos valores da marca e no que o distingue de milhões de outras empresas.

O que ter em conta no planeamento das publicações de Natal?

Tudo o que queres para o Natal é…um plano!

Podes ter grandes ideias mas sem um plano, não há uma boa estratégia. Existem 5 pontos principais que deves ter em conta ao planear as tuas tácticas de comunicação durante esta época:

Grandes Ideias: faz uma lista das tuas ideias para as comunicações desta época e partilhe-a com a tua equipa. Isto inclui posts, artigos no blogue, campanhas, brindes, e quaisquer outras ideias que possa ter.

Público: definir o teu público-alvo é uma das coisas mais importantes a fazer. Quem estará interessado no teu conteúdo ou ofertas especiais? Quais são os seus interesses? Onde estão eles? Assim que definires o teu público-alvo, saberás que tipo de conteúdo planear.

Concorrentes: Pesquisa o que andam a fazer no mercado, descobre o que os teus concorrentes estão a fazer, o que funciona, o que não funciona, e o mais importante, o que podes fazer para estar um passo à frente!

Canais: Escolhe em que redes sociais irás comunicar. Primeiro, tens de perceber onde está o teu público e depois escolher os canais com base nisso. Segundo, é importante compreender em que canais o tipo de conteúdo que planeaste irá trazer os melhores resultados. O Facebook e o Instagram são muito populares para promover conteúdos festivos.

Calendário de conteúdos: Finalmente, precisas de preparar o teu calendário de conteúdo, isto é crucial para visualizar como será a estratégia de conteúdo ao longo de um período de tempo e te organizares. Alguns dos elementos chave a ter nesse calendário são a data e hora de publicação, o tema das publicações, o seu formato (story, imagem, vídeo…), a ideia para o texto na imagem, e o estado de cada publicação.

“Decora” as tuas redes para a ocasião

Tal como os presentes embrulhados, os seus canais de comunicação social devem ser embrulhados para a ocasião, para que possa dar ao seu público aquela vibração de férias. Quer seja criar uma nova imagem de capa para as páginas de redes sociais, alterar a imagem do seu perfil, ou adicionar um giro de férias à embalagem do seu produto, isto é importante para definir o ambiente festivo e todo o conteúdo que irás publicar.

Não precisas de um produto de Natal, apenas de uma história

O Natal têm aquele brilho mágico que os consumidores gostam tanto e querem mantê-lo, por isso talvez vender-lhes presentes de Natal ou fazê-los sentir-se culpados por não gastarem mais, provavelmente não é o caminho que queres seguir.

Mesmo que tenhas um produto especial para a época, vais precisar de uma coisa ainda mais importante: uma boa história. Por exemplo, uma grande marca como a Coca Cola costuma captar os corações e mentes do seu público com vídeos que contam histórias com as quais o público se identifica. Este tipo de ideia pode não impulsionar a venda directa, mas irá impulsionar a fidelidade à marca, o compromisso e uma relação positiva com o seu público.

Portanto, entra no espírito natalícia e começa a trabalhar em algumas ideias! Se não tiveres a certeza por onde começar, talvez possamos ajudar.

Artigos Relacionados