Scoring top 5%
Logotipo awards css
2
Logotipo awards honorable mention
Logotipo google partners
novidades

A estratégia que salvou o Natal: campanhas online

cover_artigo-B

O inverno está a chegar e a época festiva também! As campanhas online são uma parte essencial do sucesso das marca nesta altura do ano.

Como diz a música: “Esta é a época mais mágica do ano”, mas também a mais competitiva e todos andam à procura dos mesmos clientes.

A partir de agora, a tua caixa de entrada do email está a ficar cheia de campanhas promocionais e, assim como comprar presentes, planear as campanhas festivas é algo que não queres fazer à última hora.

Ainda não começaste a planear as tuas campanhas? Bem, então temos um presente antecipado para ti: Vamos partilhar contigo porque é que as campanhas são importantes nesta época, onde as deves fazer e como!

A importância das campanhas online: “All I Want for Christmas Is…”

É aquela época do ano em que todos fazemos compras e os gastos são muitos. É por isso que é crucial que as marcas tenham um plano para alcançar os seus clientes e potenciais clientes, antes que seus concorrentes o façam.

De acordo com a eMarketer, 2019 foi o primeiro ano em que nesta época os gastos ultrapassaram um trilião de dólares em vendas em retalho. O retalho em lojas físicas e os gastos com nas lojas online totalizaram 1,007 trilião de dólares, o que representa muitas vendas!

A Deloitte nos EUA concluiu que, durante a época festiva de 2019, a média gasta por cada família foi de $ 1.496 e que 60% dos consumidores começam a comprar presentes de Natal antes do dia 1 de dezembro. O que é que isso nos diz? Que as empresas precisam de preparar as suas campanhas online pelo menos 3 meses antes do Natal, para que possam atingir um número maior de consumidores.

Podemos pensar que talvez os consumidores queiram apenas comprar aquilo que já conhecem, pode ser mais fiável para eles…isso não é bem verdade, especialmente no Natal.

Como mostram os estudos, 79% dos consumidores estão dispostos a comprar numa loja que antes não conheciam na época festiva e são motivados pelo seguinte: bons preços, produtos exclusivos e cupões ou descontos em geral.

 

holiday advertising
holiday advertising

 

Onde fazer as campanhas “Santa’s little helpers”

Existem plataformas que deves incluir na estratégia de publicidade da época festiva: Campanhas nas redes sociais e Google Ads.

Campanhas nas redes sociais

Gerar vendas significa, também, criar uma relação positiva com os clientes certos. Facebook, Instagram e redes sociais em geral (dependendo do público-alvo) são dos principais canais de marketing que podes usar para fazer isso mesmo, atingindo um público qualificado e interessado no que o teu negócio tem para oferecer.

Criar uma combinação entre campanhas de redes sociais com conteúdo envolvente, como artigos de blog e vídeos, é uma ótima forma de gerar interação com os utilizadores, em vez de anúncios exclusivamente promocionais, sendo também útil para angariar novos clientes. Não sabes como fazer isso? Gestão de redes sociais e criação de conteúdo são duas das coisas que mais gostamos de fazer!

 

holiday advertising
holiday advertising

 

Google Ads

Até à data em 2020, existem 6,9 biliões de pesquisas no Google todos os dias ou 2,5 triliões de pesquisas por ano em todo o mundo! Dito isto, se queres que o teu negócio chegue aos teus clientes na época festiva, o Google Ads é a resposta.

O Google Ads permite criar anúncios online para alcançar consumidores interessados ??nos produtos ou serviços que o teu negócio tem para oferecer.

A partir de 2019, o Google Ads (Adwords) permite-nos escolher entre diferentes tipos de campanha: campanhas de pesquisa, campanha da de Display, campanha do Shopping, campanhas de vídeo e campanhas para apps. Escolher o tipo de campanha certo para o teu negócio é a primeira etapa para criares anúncios que gerem os resultados pretendidos! 

Precisas de ajuda para configurar as tuas campanhas festivas? Conhece os nossos serviços de publicidade online.

Como ter campanhas bem sucedidas: “Be good for goodness sake”

Tal como o Pai Natal, os teus clientes (e potenciais clientes) estão a fazer uma lista, neste caso, para ver onde vão fazer as suas compras de natal.

Uma das primeiras coisas que precisas de fazer é decidir o qual vai ser a oferta, por isso é importante compreender o que o teu público quer. Podes simplesmente perguntar-lhes que produtos preferem nas suas páginas nas redes sociais, por exemplo, ou analisar as suas preferências de compra durante o ano, considerando sempre o contexto global do que está a acontecer/tendências da altura.

Isto leva-nos ao copy e à imagem que irás utilizar nas campanhas. O “segredo” para se conseguir um bom copy é (novamente) conhecer o público e o que eles querem. Lembra-te: tens que captar a atenção do teu público com algo que eles querem e/ou precisam.

Assim, a primeira coisa a fazer em campanhas, e-mails ou publicações, é analisar o público. Isto é possível através das estatísticas das redes sociais, Google Analytics e outras ferramentas que nos permitem compreender as acções e preferências do público.

Mas mesmo que conheças o público e o que ele quer, pode ser complicado descobrir como fechar uma venda. Assim, para compreender não só o que estão a pesquisar mas COMO o estão a fazer, podes usar ferramentas como o Google trends, Ubbersugest, Answer the Public, entre outras para compreender as suas tendências de pesquisa.

Resumindo, há 4 coisas a ter em mente se quiseres fazer parte da lista de compras dos consumidores este ano:

  • Apelar às emoções (especialmente em torno das férias)
  • Criar uma boa oferta
  • Personalizar o envio de mensagens para o utilizador
  • Envio de um e-mail com promoções

É tempo de começar a preparar as campanhas de Natal! Tens alguma ideia? Nós temos algumas… Conhece os nossos serviços de publicidade online.

 

Artigos Relacionados