Scoring top 5%
Logotipo awards css
2
Logotipo awards honorable mention
Logotipo google partners
novidades

10 tendências de design para aplicações móveis que precisa conhecer em 2019

mobile-app-design-trends-2019-brief-creatives-1

Estilos de design são recriados, alterados e adaptados a novos ambientes como o digital. Outros novos estilos nascem em virtude dos avanços tecnológicos.

Isto estimula o uso de novos métodos de criação no design de aplicações móveis, por exemplo. Um dos resultados do avanço das novas tecnologias (e um dos mais revolucionários) é o desenvolvimento de aplicações móveis. Elas permitem que façamos qualquer coisa onde quer que estejamos. Tarefas que requeriam computadores para serem completadas podem agora ser concluídas no caminho para o trabalho, através dos nossos smartphones. As aplicações móveis são concebidas para simplificar a vida. E o design nas apps procura a simplicidade.

À medida que o mercado de aplicações móveis cresce, a competição cresce com ele. As equipas de desenvolvimento lutam para se manterem em destaque enquanto tentam responder a todas as necessidades dos utilizadores. A importância do design está a definir a singularidade de cada aplicação, fazendo-a destacar-se neste universo tecnológico. O utilizador está no centro do processo criativo – áreas como UI (User Interface) e UX (User Experience) ganham novas abordagens.

Produzir um resultado eficaz e que tenha sentido é mais desafiante do que nunca e manter-se bem informado pode ajudar. Seguir com atenção as últimas tendências da indústria pode dar-lhe aquele “empurrãozinho” que a sua aplicação está a precisar.

Agora, nestes primeiros meses do ano, tentámos realizar uma previsão sobre as tendências de 2019 e o que irá definir o design de apps este ano. O que irá fervilhar na indústria criativa?

Estas são as escolha da Brief para as 10 tendências que irão definir 2019 em termos de design de apps:

Integração total de gestos dentro da aplicação

Os botões estão gradualmente a desaparecer tanto da interface do utilizador como dos nossos telemóveis. Os gestos estão a substituí-los. Em 2019 é esperado que se continue a verificar este fenómeno e a ver mais exemplos de interfaces livres de botões. Interfaces que dependem de gestos do utilizador e movimentos como trocar ou arrastar páginas.

Interface livre e limpa

De forma a entregar um UX mais fluído, as transições são eliminadas e todo o conteúdo da aplicação é acessível logo desde a primeira página. Esta nova realidade tenta ganhar a atenção do utilizador ao permitir que este tenha acesso a tudo o que a sua aplicação tenha para a oferecer  logo na sua primeira experiência.

Realidade aumentada

A realidade aumentada tem ganho bastante popularidade nos últimos anos. Os app designers usam-na para apresentar novas formas de experienciar o mundo, criando ligações entre os universos online e offline. Esta ferramenta não só cria novas oportunidade de interação, mas também estimula a funcionalidade e utilidade da aplicação.

Conteúdo personalizado/UX

A tecnologia tem vindo a criar uma relação mais profunda entre as plataformas e as pessoas. Isto resulta em utilizadores mais exigentes que esperam que as aplicações lhes apresentem conteúdo personalizado, adaptado aos seus gostos e preferências. Este ano vamos ver um aumento na importância desta tendência, promovendo um aumento do número de aplicações que conseguem compreender os seus utilizadores. Esta realidade irá levar a personalização a novos patamares.

Storytelling e Branding

Uma vez que as aplicações móveis estão cada vez mais presentes no nosso quotidiano, as marcas começam a usá-las para criar laços mais fortes com os seus clientes e construir comunidades sólidas. Utilizar estas plataformas para contar histórias das marcas é algo que vemos cada vez mais. Durante 2019, as aplicações terão um papel importante no aumento da notoriedade das marcas.

Interface de utilizador simplificada

As aplicações são feitas para simplificar a vida, certo? Para fortalecer esta ideia, os designers estão a desenvolver estratégias que contribuem para a construção de interfaces de utilizador mais simples. Uma UI bem construída molda a funcionalidade das aplicações e, por consequência, torna-a mais relevante para os utilizadores.

Chatbots: A ascensão do design conversacional

Mais do que nunca, os utilizadores querem aplicações que os ajudem a ultrapassar desafios. Os chatbots são uma ótima forma de prestar ajuda aos seus utilizadores ou clientes. Hoje em dia, é possível encontrar esta tecnologia num número considerável de websites, mas e nas aplicações? Os designers têm várias formas de implementarem um chatbot nos seus interfaces em 2019 vamos presenciar o implementações criativas.

Material Design 2.0.

Criado pela Google e anunciado em 2014, o Material Design é uma linguagem de design que evoluiu recentemente para a sua segunda versão (Material Design 2.0.). Esta nova versão da linguagem da Google já foi implementada em diferentes aplicações da empresa, como a Google Play Games ou a Google News. O Material Design oferece várias possibilidades de melhoria na usabilidade das aplicações, o que o torna bastante tentador para os designers. Acreditamos que iremos começar a ver cada vez mais exemplos de utilização desta linguagem de design.

Cores vibrantes

As paletas de cores irão mudar gradualmente e abandonarão as abordagens minimalistas tradicionais, com bastante espaço em branco. Adotarão cores vibrantes com fundos claros e escuros. Estas novas paletas irão, obviamente, de encontro à linguagem da marca e adaptar-se-ão aos seus valores e ao seu estilo de apresentação.

Imagens de topo nas landing pages

Este tipo de imagens pode apresentar, muitas vezes, a ideia ou objetivo geral da aplicação. A sua presença logo na landing page é útil para revelar aos utilizadores o que podem esperar da aplicação. Estas imagens de topo transmitem bastante significado e é por isso que, em 2019, incluir estas imagens nas landing pages das aplicações será uma das tendências em que apostamos.

Concluindo… é impossível prever o futuro e, por vezes, um sector criativo como o design pode sofrer alterações inesperadas nas suas criações e tendências. Estas foram as escolhas da Brief para as possíveis tendências de app design neste ano de 2019, baseado na nossa experiência e abordagens que consideramos serem as mais relevantes. Concorda com as nossas escolhas? Deixe-nos a sua opinião!

Artigos Relacionados