Scoring top 5%
Logotipo awards css
2
Logotipo awards honorable mention
Logotipo google partners
novidades

10 tendências de design para aplicações móveis que precisa conhecer em 2019

mobile-app-design-trends-2019-brief-creatives-1

Estilos de design são recriados, alterados e adaptados a novos ambientes como o digital. Outros novos estilos nascem em virtude dos avanços tecnológicos.

Isto estimula o uso de novos métodos de criação no design de aplicações móveis, por exemplo. Um dos resultados do avanço das novas tecnologias (e um dos mais revolucionários) é o desenvolvimento de aplicações móveis. Elas permitem que façamos qualquer coisa onde quer que estejamos. Tarefas que requeriam computadores para serem completadas podem agora ser concluídas no caminho para o trabalho, através dos nossos smartphones. As aplicações móveis são concebidas para simplificar a vida. E o design nas apps procura a simplicidade.

À medida que o mercado de aplicações móveis cresce, a competição cresce com ele. As equipas de desenvolvimento lutam para se manterem em destaque enquanto tentam responder a todas as necessidades dos utilizadores. A importância do design está a definir a singularidade de cada aplicação, fazendo-a destacar-se neste universo tecnológico. O utilizador está no centro do processo criativo – áreas como UI (User Interface) e UX (User Experience) ganham novas abordagens.

Produzir um resultado eficaz e que tenha sentido é mais desafiante do que nunca e manter-se bem informado pode ajudar. Seguir com atenção as últimas tendências da indústria pode dar-lhe aquele “empurrãozinho” que a sua aplicação está a precisar.

Agora, nestes primeiros meses do ano, tentámos realizar uma previsão sobre as tendências de 2019 e o que irá definir o design de apps este ano. O que irá fervilhar na indústria criativa?

Estas são as escolha da Brief para as 10 tendências que irão definir 2019 em termos de design de apps:

Integração total de gestos dentro da aplicação

Os botões estão gradualmente a desaparecer tanto da interface do utilizador como dos nossos telemóveis. Os gestos estão a substituí-los. Em 2019 é esperado que se continue a verificar este fenómeno e a ver mais exemplos de interfaces livres de botões. Interfaces que dependem de gestos do utilizador e movimentos como trocar ou arrastar páginas.

Interface livre e limpa

De forma a entregar um UX mais fluído, as transições são eliminadas e todo o conteúdo da aplicação é acessível logo desde a primeira página. Esta nova realidade tenta ganhar a atenção do utilizador ao permitir que este tenha acesso a tudo o que a sua aplicação tenha para a oferecer  logo na sua primeira experiência.

Realidade aumentada

A realidade aumentada tem ganho bastante popularidade nos últimos anos. Os app designers usam-na para apresentar novas formas de experienciar o mundo, criando ligações entre os universos online e offline. Esta ferramenta não só cria novas oportunidade de interação, mas também estimula a funcionalidade e utilidade da aplicação.

Conteúdo personalizado/UX

A tecnologia tem vindo a criar uma relação mais profunda entre as plataformas e as pessoas. Isto resulta em utilizadores mais exigentes que esperam que as aplicações lhes apresentem conteúdo personalizado, adaptado aos seus gostos e preferências. Este ano vamos ver um aumento na importância desta tendência, promovendo um aumento do número de aplicações que conseguem compreender os seus utilizadores. Esta realidade irá levar a personalização a novos patamares.

Storytelling e Branding

Uma vez que as aplicações móveis estão cada vez mais presentes no nosso quotidiano, as marcas começam a usá-las para criar laços mais fortes com os seus clientes e construir comunidades sólidas. Utilizar estas plataformas para contar histórias das marcas é algo que vemos cada vez mais. Durante 2019, as aplicações terão um papel importante no aumento da notoriedade das marcas.

Interface de utilizador simplificada

As aplicações são feitas para simplificar a vida, certo? Para fortalecer esta ideia, os designers estão a desenvolver estratégias que contribuem para a construção de interfaces de utilizador mais simples. Uma UI bem construída molda a funcionalidade das aplicações e, por consequência, torna-a mais relevante para os utilizadores.

Chatbots: A ascensão do design conversacional

Mais do que nunca, os utilizadores querem aplicações que os ajudem a ultrapassar desafios. Os chatbots são uma ótima forma de prestar ajuda aos seus utilizadores ou clientes. Hoje em dia, é possível encontrar esta tecnologia num número considerável de websites, mas e nas aplicações? Os designers têm várias formas de implementarem um chatbot nos seus interfaces em 2019 vamos presenciar o implementações criativas.

Material Design 2.0.

Criado pela Google e anunciado em 2014, o Material Design é uma linguagem de design que evoluiu recentemente para a sua segunda versão (Material Design 2.0.). Esta nova versão da linguagem da Google já foi implementada em diferentes aplicações da empresa, como a Google Play Games ou a Google News. O Material Design oferece várias possibilidades de melhoria na usabilidade das aplicações, o que o torna bastante tentador para os designers. Acreditamos que iremos começar a ver cada vez mais exemplos de utilização desta linguagem de design.

Cores vibrantes

As paletas de cores irão mudar gradualmente e abandonarão as abordagens minimalistas tradicionais, com bastante espaço em branco. Adotarão cores vibrantes com fundos claros e escuros. Estas novas paletas irão, obviamente, de encontro à linguagem da marca e adaptar-se-ão aos seus valores e ao seu estilo de apresentação.

Imagens de topo nas landing pages

Este tipo de imagens pode apresentar, muitas vezes, a ideia ou objetivo geral da aplicação. A sua presença logo na landing page é útil para revelar aos utilizadores o que podem esperar da aplicação. Estas imagens de topo transmitem bastante significado e é por isso que, em 2019, incluir estas imagens nas landing pages das aplicações será uma das tendências em que apostamos.

Concluindo… é impossível prever o futuro e, por vezes, um sector criativo como o design pode sofrer alterações inesperadas nas suas criações e tendências. Estas foram as escolhas da Brief para as possíveis tendências de app design neste ano de 2019, baseado na nossa experiência e abordagens que consideramos serem as mais relevantes. Concorda com as nossas escolhas? Deixe-nos a sua opinião!

Artigos Relacionados

Brief
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.