Qual é a primeira coisa que fazes quando precisas de um produto ou serviço? Provavelmente pesquisas no Google qual o melhor local para encontrar o que precisas.
Segundo o HubSpot, o Google processa 70.000 pesquisas por a segundo, 5,8 biliões de pesquisas por dia e 2 triliões de pesquisas globais por ano. São muitas pessoas a pesquisar, ou seja potenciais clientes, a pesquisar! Então, porque é que o SEO é importante para a tua empresa? Simples: para melhorar sua visibilidade online e alcançar os consumidores enquanto eles procuram por informações.
Mas o que é SEO?
A otimização dos motores de busca, ou SEO, concentra-se na expansão da visibilidade de negócios a nível digital, nos motores de busca. A Brief trabalha SEO no motor de busca mais popular: o Google, ajudando as empresas a ter uma classificação mais alta nas páginas de pesquisa do Google. O resultado? O resultado? Com a estratégia certa, o SEO atrai visitantes para o teu website, aumentando assim a probabilidade de converter um visitante num cliente.
Por esta altura deves estar a pensar: “mas em termos práticos, quais são as vantagens do SEO para o website de uma empresa?” Calma, não precisas de ir pesquisar no Google, continua a ler o artigo:
O SEO alcança o teu público-alvo
Os canais de comunicação tradicionais alcançam todos os consumidores, sejam eles potenciais clientes, ou não. O SEO torna mais fácil para o público, encontrar informações sobre a empresa que procura. Pode ser bastante negativo para os consumidores receber spam no seu e-mail e publicidade interruptiva, apenas com os objetivos da empresa em mente, e não os deles.
O SEO permite que que a tua empresa se concentre nas necessidades do consumidor, criando recursos úteis com informações relevantes e fáceis de encontrar. É muito mais conveniente para o consumidor, mas também resulta num lead mais qualificado para a própria empresa.
Cria Brand Awareness
Brand Awareness, ou reconhecimento da marca, refere-se à familiaridade do público-alvo com a marca. Para promover qualquer produto ou serviço, ou mesmo os valores da tua empresa, é necessário criar brand awareness.
Conteúdo de qualidade que segue os bons princípios do SEO, facilita que as empresas sejam encontradas pelos seus clientes e potenciais clientes no Google. Se o site da tua empresa aparecer na primeira página de pesquisa do Google, há mais probabilidade dos utilizadores clicarem e explorarem o site.
O SEO melhora a experiência do utilizador
Fornecer ao teu público-alvo conteúdo relevante, com uma estratégia de SEO estruturada e páginas “user friendly”, irá melhorar a experiência dos utilizadores no site de qualquer empresa. Tudo isto resulta em mais cliques e taxas de conversão mais altas, dando aos motores de busca como o Google, o que eles procuram.
Mais seguidores nas redes sociais
Como já vimos, Se o site da tua empresa estiver na primeira página do Google, a probabilidade de mais pessoas clicarem e conhecerem o mesmo, aumenta.
Ao navegar num site com conteúdo e SEO bem trabalho, será mais fácil e intuitivo explorar todas as informações relevantes sobre os produtos ou serviços e também depararem-se com os ícones das redes sociais, algo essencial em qualquer site e, acabando por conhecer as páginas de redes sociais na tua empresa. Mas há mais para além disso. Se a tua empresa estiver na primeira página de pesquisa do Google, é mais provável que as pessoas visitem o teu site e o procurem nas redes sociais.
Um passo à frente da concorrência
O mundo digital está em constante mudança e permanecer atualizado no ecossistema atual, torna-se um desafio. Depois de incluir uma estratégia de marketing digital eficaz no plano de negócios global da empresa, integrando SEO, conteúdo relevante e a presença em vários canais de comunicação, estás no caminho certo.
A verdade é que o conteúdo pode criar ou prejudicar um negócio e deve incluir uma estratégia de SEO! Porquê? Se o teu público-alvo pesquisar sobre algo relacionado ao teu negócio, queres que a tua empresa se destaque face aos teus concorrentes.