Scoring top 5%
Logotipo awards css
2
Logotipo awards honorable mention
Logotipo google partners
novidades

De que forma o espaço em que trabalhamos afeta a nossa criatividade e produtividade?

Escritório da Brief

Os níveis de criatividade e produtividade de cada um são influenciados, todos os dias, por fatores que nem sempre conseguimos controlar. 

No entanto, podemos adotar algumas estratégias, de forma a que esses mesmos fatores joguem mais a nosso favor. 

Numa altura em que tudo está em constante mudança, e em que estamos expostos ao ritmo avassalador da informação, chega a ser desafiante mantermo-nos concentrados e assegurarmos os níveis de criatividade e produtividade, especialmente no trabalho.

Já ouviste a expressão “Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és”, de Johann Wolfgang Von Goethe?

Na Brief, fizemos uma pequena alteração a essa frase… ??

Mostra-me o teu espaço de trabalho e dir-te-ei quem és!

Secretária de trabalho do escritório da Brief

É sabido que um dos fatores que mais impacta o nosso comportamento, é o ambiente em que estamos inseridos.

Pensa em como um espaço interior, sem janelas e completamente desorganizado te faz sentir…

Agora imagina-te a trabalhar nesse mesmo espaço, TODOS os dias… Bingo! 

Para além do cansaço associado às horas de trabalho, assim como ao desenvolvimento das tarefas diárias, há um esforço redobrado dos teus olhos, que são sistematicamente expostos a luzes artificiais, bem como do seu cérebro, que gasta muita energia a tentar concentrar-se num ambiente desorganizado e pouco estimulante. Esta montanha-russa de fatores pode mesmo levar a picos de stress ou a uma espiral de desinteresse e ineficiência.

Um estudo de 2015, conduzido pelo psicólogo Sir Cary Cooper, intitulado “The Global Impact of Biophilic Design in the Workplace” demonstra os benefícios da integração de elementos naturais, tais como plantas e luz natural, nos locais de trabalho. 

15% dos inquiridos, relataram melhores níveis de bem-estar quando os escritórios cumprem estas diretrizes, para além de se sentirem 6% mais produtivos e 15% mais criativos.

Estes valores não se aplicam apenas a empregos em agências criativas, que lidam com a gestão de redes sociais ou o desenvolvimento de websites, por exemplo! 

São muitas as áreas cientificas que também beneficiam com estas mudanças.

Basicamente, queremos apenas vibrações positivas no local onde passamos, diariamente, quase 50% do nosso tempo!

Como podemos pensar “fora da caixa” se nos sentimos dentro da caixa o tempo todo?

A procura por vagas em empresas que tenham atenção ao bem-estar dos funcionários e uma mentalidade disruptiva, quanto aos padrões tradicionais, tem aumentado exponencialmente.

Um dos melhores exemplos disto é o Google. 

A satisfação e conforto dos funcionários, transforma-se em produtividade.

Também com base no “Workplace Wellness Trend”, um inquérito realizado pela empresa de acessórios de escritório e tecnologia Fellowes, 93% dos trabalhadores da indústria tecnológica afirmaram permanecer mais tempo em empresas que oferecem condições de trabalho “mais saudáveis”, tais como assentos ergonómicos, salas de descanso, etc.

 

Como posso tornar o meu espaço de trabalho mais propício à criatividade e produtividade?

Colaboradores a jogarem mini-golf

Devido à pandemia, fomos forçados a adaptar-nos a modelos de trabalho híbridos, ou mesmo totalmente remotos, nos quais tivemos de criar novas rotinas, arranjar escritórios improvisados em casa e definir novos limites entre a esfera pessoal e profissional.

E qual é a chave para isto tudo? 

Organização.

 

Secretária arrumada e organizada

Embora alguma confusão possa estimular a criatividade, está provado que também afeta negativamente o nível de concentração nas tarefas a desempenhar, sobrecarregando os sentidos e a capacidade de processar informação, afetando, assim, a produtividade.

O tempo que perdemos a encontrar aquela informação na pilha de papéis que temos na gaveta, ou a caneta perdida que deveria estar num lugar específico, mas não está, leva-nos dias de trabalho, quando somadas as horas ao longo do ano!

É benéfico adotar métodos de organização e criar estratégias, como manter os papéis soltos em capas, deitar fora o que já não é necessário e colocar tudo o que utilizamos, depois de usar, sempre no mesmo lugar.

 

Luz e cor do espaço

A luz natural reduz os olhos secos e as dores de cabeça, até 63%. 

Quem é que nunca terminou um dia de trabalho sem dores de cabeça?

A luz natural, como vimos anteriormente neste artigo, aumenta os níveis de criatividade e produtividade, sendo ainda mais notório esse aumento quando o espaço de trabalho se encontra junto a uma janela, de preferência sem luz solar direta.

A cor do espaço de trabalho também pode afetar, significativamente, o teu humor: as cores frias, com um efeito calmante, enquanto as cores quentes, com um efeito estimulante.

 

Música ambiente

Adoras ouvir música enquanto trabalhas, ou não?

Há sempre uma solução! 

Podes procurar listas de músicas específicas para trabalhar, ou ter uns auscultadores que cancelam o ruído exterior, para poderes ficar a sós com os teus pensamentos, sem interferências.

No escritório, acreditamos que uma música de fundo calma, preferencialmente um instrumental, no volume certo, crie bom ambiente.

Já experimentaste tudo e ainda não encontraste o método certo para ti?

Já ouviste falar do “ruído branco” e dos seus benefícios? Experimenta!

 

A cadeira

Sabias que a escolha da tua cadeira de trabalho pode aumentar a tua produtividade?

Ao escolher equipamento ergonómico, confortável e de boa qualidade, reduzes significativamente o risco de lesões causadas por má postura, equilibrando os níveis de energia durante o dia, evitando o cansaço e reduzindo os erros devido à falta de atenção que isto pode causar…

E se a empresa oferecer um orçamento para a compra desse equipamento? Melhor ainda! Além disso, demonstra o cuidado, apreciação e atenção que a empresa tem com os seus funcionários.

Equipamento ergonómico, é um investimento!

 

Espaço de trabalho

Estar à secretária, 8 horas por dia, pertence ao passado… Ainda mais em agências criativas!

A fim de estimular a capacidade criativa, aproveita a oportunidade para experimentar trabalhar em diferentes áreas do escritório ou da casa, dependendo da importância da tarefa: brainstorming ou pesquisa, para um projeto, podem ser feitos no sofá da sala, ou mesmo no balcão da cozinha – Sim, o trabalho pode ser divertido!

Outra dica é investires numa secretária em que possas nivelar a altura, para evitares passar o dia inteiro sentado. 

 

Temperatura da sala

Mantém uma temperatura ambiente amena e em que te sintas confortável. 

As temperaturas baixas ou altas, influenciam o teu desempenho, devido ao desconforto que podes sentir, aumentando a taxa de erro nas tarefas.

 

#AmantesDePlantas

As plantas não purificam só o ar, sendo que ajudam a reduzir o stress nos picos de ansiedade.

Na Brief, não vivemos sem elas e, por isso, achamos que deves considerar contratar algumas para trabalhar contigo ?

Plantas do escritório da Brief, que estimulam os nossos níveis de criatividade e produtividade

Segue-nos nas nossas redes sociais: Instagram & Facebook

Artigos Relacionados