Com quase metade da população mundial a utilizar redes sociais, é difícil encontrar uma marca que não esteja nestas plataformas.
Decidiste que queres ser um marketer digital? Fantástico! Esta é uma área onde podes crescer, evoluir e te tornares um grande profissional.
Sem dúvida, é uma das profissões do futuro. No entanto, pode ser difícil saber por onde começar e que caminho tomar ao escolheres uma carreira no mundo digital – não é apenas cheio de oportunidades, mas também às vezes um pouco confuso e onde podem aparecer opiniões contraditórias.
O propósito do Marketing Digital não é muito diferente do marketing tradicional: em termos simples, trata-se de gerar vendas para um negócio. No entanto, o marketing digital faz isso através de canais de mídia digital, como redes sociais, sites, blogs ou aplicativos móveis, promovendo conteúdo usando uma variedade de estratégias e ferramentas que incluem marketing para motores de busca (SEM), optimização para motores de busca (SEO), Pay Per Click e Call To Action.
A indústria de Marketing Digital está a evoluir a um ritmo surpreendente. Em conversa com o The Economist, Raja Rajamannar, Diretor de Marketing e Comunicações da Mastercard disse que “não há mais horário nobre. Cada minuto é horário nobre porque os clientes estão sempre a olhar para os seus telemóveis e enviando mensagens de texto com seus amigos, mesmo quando estão a assistir à TV.” Isso pode ser benéfico e avassalador quando se trata de fazer escolhas em relação à sua carreira.
Como tal, para descobrires o que fazer a seguir no campo do marketing digital, deves estar informado sobre as tuas opções e ter um amplo conhecimento do que o mundo digital tem a oferecer. Dá um passo em frente!
Marketer Digital Especialista vs Generalista
Trabalhar com Marketing Digital oferece-te um espectro de opções para escolher. Especializares-te como um profissional de marketing digital significa trabalhares com um foco específico numa área. Isso pode incluir SEO, PPC, email marketing ou SEM, mas há muitas outras.
Por outro lado, um generalista é um profissional de marketing digital que entende a estratégia geral e tem experiência em diferentes áreas. Eles podem ajudar a manter as equipas no caminho certo, especialmente ao lançar vários projetos de uma só vez ou gerir várias equipas em diferentes departamentos. Generalistas são às vezes referidos como “unicórnios” porque eles têm um combo de habilidades que os torna particularmente valiosos.
Como marketer digital especialista, também podes ser generalista – tendo experiência em várias áreas, mas aprofundando em uma ou duas disciplinas específicas. Marketers digitas especialistas têm uma profunda compreensão da área em que se especializam, sendo mestres nas mesmas.
Não há caminho certo ou errado a seguir, mas deves escolher aquele que melhor se adapta à tua personalidade, habilidades, pontos fortes e fracos.
Aqui estão algumas (das muitas) áreas de especialização incluídas no Marketing Digital que podes considerar para enriquecer o teu conjunto de hard skills como marketer digital!
Redes sociais
As redes sociais têm um enorme impacto na visibilidade de um negócio. O marketing de redes sociais é uma ótima maneira de alcançar potenciais clientes para uma empresa ou produto, através de postagens ou campanhas que aparecem nos seus feeds de notícias.
A publicidade nas redes sociais pode ajudar a atrair novos clientes, incentivar compras repetidas de clientes existentes e construir sua lealdade, segmentando grupos específicos de pessoas com base nos seus interesses e informações demográficas.
Também é uma ótima mídia inspiradora para fins de branding de empregadores, uma vez que provavelmente encontrará os teus próximos talentos lá, apenas a fazer scroll nos seus feeds.
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é uma técnica que cria e distribui conteúdo para atrair, conquistar e engajar um público-alvo determinado com o objetivo de gerar uma ação lucrativa do cliente.
O objetivo do marketing de conteúdo é criar informações úteis para um público-alvo para que ele as considere úteis e/ou divertidas. Isso pode vir na forma de uma publicação de blog sobre como usar um produto/serviço, um tutorial sobre como resolver um problema ou um artigo interessante de um utilizador ou consumidor que compartilha a sua experiência a usar ou adquirir determinado serviço ou produto.
Inbound Marketing
Inbound marketing é uma nova maneira de pensar sobre marketing. Foca-se em atrair clientes para as empresas, criando conteúdo relevante, valioso e útil.
É o oposto do outbound marketing, que envolve interromper potenciais clientes com anúncios ou um pitch de vendas.
O inbound marketing também é conhecido como “pull” em vez de “push” porque atrai clientes através do conteúdo que eles estão ativamente a procurar, não através do envio de mensagens que eles não querem ou precisam. Podemos afirmar que o Inbound Marketing está dentro do universo do Marketing de Conteúdo, embora alguns autores diriam que são a mesma coisa.
Email Marketing
Email marketing é uma das formas mais eficazes de alcançar clientes. É também uma ótima maneira de construir um relacionamento com eles e converter novos.
O email marketing funciona bem para empresas B2B e B2C porque pode ser adaptado aos desejos e necessidades de cada público. Esse tipo de marketing é feito principalmente por meio de assinaturas de boletins informativos (newsletters), fidelizando um potencial cliente e lembrando-o de sua existência, envolvendo-o em promoções, ofertas exclusivas e muito mais, convidando-o a comprar. Também é importante destacar que esse tipo de ação dá a oportunidade de fazeres uma segmentação muito boa do teu público, aperfeiçoando a mensagem que comunicas.
Otimização de Mecanismos de Busca (SEO)
Search Engine Optimization (SEO) é o processo de melhorar a visibilidade de um site nos resultados dos motores de busca. Mais uma vez vamos misturar os campos de conhecimento, porque SEO é a principal ferramenta para Inbound Marketing. É sua rede de pesca, uma vez que define as palavras-chave que serão usadas para atrair pessoas quando elas as digitarem num motor de busca como o Google, por exemplo.
Há dois aspectos principais no SEO: on-page e off-page.
On-page refere-se a coisas que podes controlar diretamente com o site – coisas como as meta descrições e títulos, qualidade do conteúdo ou links internos. Off-page refere-se aos fatores externos que influenciam o quão bem um site classifica para certas palavras-chave ou frases. Isso inclui link building e engajamento nas redes sociais, por exemplo.
UX e Design
O UX design é uma estratégia de marketing digital que ajuda as empresas a criar produtos e serviços mais fáceis de usar.
O design de UX foca-se na experiência do utilizador em vez dos objetivos de negócios. Isso significa que o UX design analisa como as pessoas interagem com um produto ou serviço e, em seguida, faz ajustes com base nessas descobertas.
Se estás a criar um site, queres saber o que os teus utilizadores querem dele. Isso varia de acordo com a marca para a qual estás a construir o site, o seu público-alvo, o que eles querem alcançar com ele e assim por diante. Depois de teres as respostas para essas perguntas, executas testes para ver como eles interagem com o site e fazes alterações com base nisso. Basicamente podemos afirmar que o UX Design é absolutamente focado no cliente.
Existem muitas outras áreas, além das mencionadas, em que te podes especializar. A lição a retirares daqui é a seguinte: tu escolhes se queres trabalhar num ramo de marketing digital específico ou teres um conjunto de habilidades mais versáteis.
É muito importante delineares o curso da carreira que queres seguir como marketer digital e, acima de tudo, desenvolveres hard e soft skills que farão de ti um bom profissional, independentemente de com quem estiveres a trabalhar.
Pesa nos prós e contras e escolhe o melhor perfil para ti, marketer digital!
E se estás à procura da tua próxima aventura como marketer digital (com um jeitinho para criação de conteúdos), temos vagas abertas. Junta-te à nossa equipa!
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