Com 800 milhões de usuários em todo o mundo, esta app chinesa baseada em vídeo é uma das plataformas de social media que mais cresceu a nível mundial.
O TikTok permite que os utilizadores criem vídeos curtos com música, filtros e outros recursos e está a crescer a olhos vistos, especialmente entre os mais jovens.
Criado em 2016, o TikTok permite que qualquer pessoa seja criador de conteúdo. Esse conteúdo gerado pelos utilizadores é transformado em fluxos de conteúdo personalizados, para cada um dos seus utilizadores. O resultado? As pessoas interagem e o engagement acontece. Em termos de algoritmo, é diferente de qualquer outra plataforma, pois usa inteligência artificial para fazer recomendações personalizadas para utilizadores e, à medida que eles se envolvem, passam a receber notificações diárias e recomendações de conteúdo personalizadas.
Mas o que é que isto significa para as marcas?
Tiktokers
Em primeiro lugar, quem é que está a impulsionar o crescimento desta app? A maioria dos criadores de conteúdo no TikTok, ou “tiktokers”, pertence à Geração Z.
Esta geração está cheia de nativos digitais, verdadeiros influenciadores que possuem legiões de seguidores. Eles cresceram bombardeados com publicidade, smartphones e tablets, dirigem a sua atenção para marcas que parecem autênticas e não se lembram do mundo antes da internet.
Seus seguidores estão cientes das últimas tendências e isso inclui marcas, eles estão familiarizados com táticas digitais e são atraídos por novas ideias, principalmente vídeos.
É isso que torna o conteúdo do TikTok e até mesmo os seus anúncios tão atrativos.
Tik Tok: Quem é?
“Será que vale a pena apostar no TikTok?” como ainda é uma app tão jovem, muitos profissionais, incluindo tu, podem estar a fazer esta mesma questão.
Muitas grandes marcas estão a apostar no TikTok, de forma bem sucedida, para dar a conhecer a marca e criar uma relação com o público mais jovem. Anúncios do TikTok, parcerias com influenciadores e conteúdo criativo, são algumas das estratégias que funcionam para estas marcas e tornam-se virais:
A Vaca que Ri
Esta marca portuguesa deixou nas mãos dos influenciadores a tarefa de criar vídeos criativos para comunicar a sua marca a um público mais jovem. Os micro influenciadores “controlam” o TikTok, eles têm milhares de seguidores e a parceria com estes permite que as marcas alcancem públicos específicos. A Vaca que Ri viu uma oportunidade de comunicar a sua nova campanha “Porque com a Vaca que Ri, é sempre melhor rir” e os tiktokers encontraram uma forma divertida de transmitir a mensagem com sucesso.
Chipotle
O restaurante mexicano conhecido mundialmente tem mais de 55.000 fãs no TikTok. A marca destaca os produtos do seu menu, através de vídeos com música, memes e outras referências de tendências que abraçam a cultura pop.
NBA
Com 5,1 milhões de fãs, eles mostram um lado mais leve e pessoal da organização. Conteúdo como posts motivacionais, destaques de jogos com montagens musicais, os seus jogadores a treinar ao som de músicas populares e as aventuras das mascotes de equipa, tornam os atletas e a marca, mais identificáveis ??para o público.
IFAD
Quando pensamos em organizações governamentais, não os imaginamos neste tipo de plataforma. O Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola está a mudar isso, utilizando o TikTok para consciencializar o público mais jovem da sua causa. Por exemplo, a marca criou a campanha #danceforchange, incentivando o público fazer pequenos vídeos onde dançam, utilizando esse hashtag.
To TikTok or not to TikTok…essa é a questão
A nova plataforma pode ajudar as marcas a divulgar os seus produtos e serviços e gerar engagement num público mais amplo. Existem várias formas de o fazer:
Mostra o lado pessoal da tua empresa com uma abordagem de bastidores ou “behind the scenes” para envolveres o público no teu dia a dia. Isto torna a tua marca mais confiável para eles. Comentários, partilhas e desafios são formas simples de interagir com o teu público e até mesmo com potenciais parceiros de negócios.
Sê criativo e experimenta! Explora o TikTok e todas as suas possibilidades de edição de vídeo, para criar vídeos ou desafios que visam envolver os utilizadores e outras plataformas.
Os influencers podem ajudar-te, através de parcerias. O conteúdo popular dos influencers é criativo e informativo. Quando aplicado às marcas, ajuda as mesmas a aproximarem-se dos principais segmentos de consumidores.
Mesmo se não estiveres interessado no TikTok agora, recomendamos que explores esta app! Nunca se sabe quais as oportunidades que pode trazer no futuro.