Scoring top 5%
Logotipo awards css
2
Logotipo awards honorable mention
Logotipo google partners
novidades

Não devias comunicar a tua marca no TikTok! Ou devias?

cover_artigo

Com 800 milhões de usuários em todo o mundo, esta app chinesa baseada em vídeo é uma das plataformas de social media que mais cresceu a nível mundial.

O TikTok permite que os utilizadores criem vídeos curtos com música, filtros e outros recursos e está a crescer a olhos vistos, especialmente entre os mais jovens.

Criado em 2016, o TikTok permite que qualquer pessoa seja criador de conteúdo. Esse conteúdo gerado pelos utilizadores é transformado em fluxos de conteúdo personalizados, para cada um dos seus utilizadores. O resultado? As pessoas interagem e o engagement acontece. Em termos de algoritmo, é diferente de qualquer outra plataforma, pois usa inteligência artificial para fazer recomendações personalizadas para utilizadores e, à medida que eles se envolvem, passam a receber notificações diárias e recomendações de conteúdo personalizadas.

Mas o que é que isto significa para as marcas?

Tiktokers

Em primeiro lugar, quem é que está a impulsionar o crescimento desta app? A maioria dos criadores de conteúdo no TikTok, ou “tiktokers”, pertence à Geração Z.

Esta geração está cheia de nativos digitais, verdadeiros influenciadores que possuem legiões de seguidores. Eles cresceram bombardeados com publicidade, smartphones e tablets, dirigem a sua atenção para marcas que parecem autênticas e não se lembram do mundo antes da internet.

Seus seguidores estão cientes das últimas tendências e isso inclui marcas, eles estão familiarizados com táticas digitais e são atraídos por novas ideias, principalmente vídeos. 

É isso que torna o conteúdo do TikTok e até mesmo os seus anúncios tão atrativos. 

Tik Tok: Quem é?

“Será que vale a pena apostar no TikTok?” como ainda é uma app tão jovem, muitos profissionais, incluindo tu, podem estar a fazer esta mesma questão.

Muitas grandes marcas estão a apostar no TikTok, de forma bem sucedida, para dar a conhecer a marca e criar uma relação com o público mais jovem. Anúncios do TikTok, parcerias com influenciadores e conteúdo criativo, são algumas das estratégias que funcionam para estas marcas e tornam-se virais:

A Vaca que Ri

Esta marca portuguesa deixou nas mãos dos influenciadores a tarefa de criar vídeos criativos para comunicar a sua marca a um público mais jovem. Os micro influenciadores “controlam” o TikTok, eles têm milhares de seguidores e a parceria com estes permite que as marcas alcancem públicos específicos. A Vaca que Ri viu uma oportunidade de comunicar a sua nova campanha “Porque com a Vaca que Ri, é sempre melhor rir” e os tiktokers encontraram uma forma divertida de transmitir a mensagem com sucesso.

Chipotle

O restaurante mexicano conhecido mundialmente tem mais de 55.000 fãs no TikTok. A marca destaca os produtos do seu menu, através de vídeos com música, memes e outras referências de tendências que abraçam a cultura pop.

NBA

Com 5,1 milhões de fãs, eles mostram um lado mais leve e pessoal da organização. Conteúdo como posts motivacionais, destaques de jogos com montagens musicais, os seus jogadores a treinar ao som de músicas populares e as aventuras das mascotes de equipa, tornam os atletas e a marca, mais identificáveis ??para o público.

IFAD

Quando pensamos em organizações governamentais, não os imaginamos neste tipo de plataforma. O Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola está a mudar isso, utilizando o TikTok para consciencializar o público mais jovem da sua causa. Por exemplo, a marca criou a campanha #danceforchange, incentivando o público fazer pequenos vídeos onde dançam, utilizando esse hashtag.

To TikTok or not to TikTok…essa é a questão

A nova plataforma pode ajudar as marcas a divulgar os seus produtos e serviços e gerar engagement num público mais amplo. Existem várias formas de o fazer:

Mostra o lado pessoal da tua empresa com uma abordagem de bastidores ou “behind the scenes” para envolveres o público no teu dia a dia. Isto torna a tua marca mais confiável para eles. Comentários, partilhas e desafios são formas simples de interagir com o teu público e até mesmo com potenciais parceiros de negócios.

Sê criativo e experimenta! Explora o TikTok e todas as suas possibilidades de edição de vídeo, para criar vídeos ou desafios que visam envolver os utilizadores e outras plataformas.

Os influencers podem ajudar-te, através de parcerias. O conteúdo popular dos influencers é criativo e informativo. Quando aplicado às marcas, ajuda as mesmas a aproximarem-se dos principais segmentos de consumidores.

Mesmo se não estiveres interessado no TikTok agora, recomendamos que explores esta app! Nunca se sabe quais as oportunidades que pode trazer no futuro.

Artigos Relacionados